Informação de Tecnologia pelo Mundo…

Symbian ganha melhorias na interface, atualização chega aos aparelhos “nos próximos meses”

Nós já sabíamos que o Symbian ganharia uma renovada na interface, e hoje a Nokia confirmou: agora com teclado QWERTY na vertical, navegador web e Ovi Maps com interface melhorada e novos ícones, a atualização Anna chegará ao N8, E7, C7 e C6-01 “nos próximos meses”, segundo a Nokia, e virá pré-instalado nos novos aparelhos, o X7 e o E6. Além disso, este update será o primeiro de muitos. Veja como será o Symbian renovado:

O Symbian ainda não tinha, por padrão, um teclado QWERTY na vertical: havia apenas a opção do teclado alfanumérico na vertical, e QWERTY na horizontal. Isso muda com o update: agora você pode digitar com um teclado completo em qualquer orientação, e o teclado (pelo menos na vertical) não cobre mais toda a tela – você digita e as palavras aparecem direto no app, não em uma caixa de texto.

O navegador web, um dos grandes problemas no Symbian por ser ultrapassado, agora está renovado. Temos poucos detalhes, mas o vídeo mostra uma interface bem mais simples, com apenas dois botões sempre à mostra: “Voltar”, à esquerda, e “Janelas abertas” à direita. A Nokia diz que o navegador ficou “mais fácil e mais rápido”, e era isso mesmo que ele precisava: uma interface nova, e maior velocidade – especialmente para renderizar sites mais pesados.

O Ovi Maps, grande trunfo de quem tem um Symbian, também ganha com a atualização Anna: ficou mais fácil realizar buscas no app, e agora você tem a opção de rotas com transporte público, não só a pé ou de carro – a Nokia ainda não revelou quais cidades terão essa opção nova, no entanto.

Veja que nenhuma das melhoras listadas acima é algo revolucionário, pelo contrário: a Nokia está tentando fazer o Symbian alcançar a concorrência. Mas é muito bom ver que a Nokia não abandonou o Symbian: segundo a empresa, as novas funcionalidades desta atualização foram implementadas respondendo ao feedback dos consumidores. E este será a primeira de uma série de atualizações ao sistema que não tem mais números – não é Symbian^3, nem ^4, nem ^3.5, é apenas Symbian. Ou seja, talvez tenhamos em breve novidades que vimos num slide vazado em março: uma barra de status, ícones de navegação e widgets redimensionáveis que lembram o Android.

O N8, E7, C7 e C6-01 receberão esta atualização “nos próximos meses”. Os novos aparelhos da Nokia com Symbian, o X7 e o E6, já virão com o update instalado.

Fonte: [Nokia via Engadget]

 

Os comentários estão fechados.