Informação de Tecnologia pelo Mundo…

Como funciona o filtro de segurança SmartScreen?

14-smartscreen

O novo navegador Internet Explorer 9 vem com uma proteção adicional de segurança para os downloads: o filtro SmartScreen. Todo mundo sabe que arquivos de fonte desconhecida podem causar problemas no computador pessoal, e grande parte deles vem por download. Mas como funciona essa proteção integrada ao navegador?

Grande parte dos PCs sofre ataques porque, mesmo com antivírus, firewall e outros recursos de proteção, a máquina fica exposta entre o tempo que um malware se espalha e o que os fabricantes de soluções de segurança conseguem reagir a elas (é um curto período, mas suficiente para expor um computador).

A Microsoft resolveu, então, criar uma espécie de “reputação” entre os arquivos. Em vez de esperar pela detecção e solução de um problema, o navegador atua de forma ativa: quando o download é feito, a maioria dos arquivos já tem uma “reputação positiva” e podem ser baixados sem problemas nem notificações. Se a fonte for realmente desconhecida e o IE9 detectar que seu computador pode estar em risco, a regra para a reputação muda e o número de alertas que você irá ver também.

14-smartscreen2

A reputação não fica apenas nos downloads: o filtro de URLs do Internet Explorer ajuda a bloquear ataques de malware e phishing. De acordo com a Microsoft, desde seu lançamento no Internet Explorer 8, a tecnologia SmartScreen já bloqueou mais de 1,5 milhão de ataques, e barra, em média, entre 3 milhões e 5 milhões de ataques diários (sim, diários!).

No IE9, o filtro de URLs do SmartScreen impede downloads nocivos ao computador em endereços da web (e mostra um alerta ao usuário) e também protege os usuários de conteúdos maliciosos em sites considerados “benignos” – esse tipo de ataque é causado, na maioria das vezes, por anúncios com malware. Quer ficar mais protegido? Baixe já o Internet Explorer 9 em www.internetexplorer9.com.br.

14-smartscreen1

Os comentários estão fechados.