Informação de Tecnologia pelo Mundo…

Oracle anuncia framework para facilitar desenvolvimento de aplicativos móveis

A Oracle anunciou o Oracle Application Development Framework (ADF) MobileClient, um framework baseado em Java que tem como objectivo facilitar o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.

Como um componente da plataforma Fusion Middleware, o Oracle ADF MobileClient permite que os desenvolvedores estendam suas competências para dispositivos móveis, além de simplificar a criação e a implantação de aplicativos, utilizando uma única interface de usuário padrão (Java framework) e ferramentas para todos os dispositivos suportados.

Com o recurso, os desenvolvedores podem criar e implementar vários dispositivos uma única vez – e como o suporte para novos dispositivos é adicionado no Oracle ADF Mobile Client, os aplicativos podem ser implantados em novas plataformas sem remodelação. Ele também fornece funcionalidades nativas móveis, permitindo que aplicações sejam implantadas directamente aos dispositivos móveis, com suporte inicial para BlackBerry (RIM) e dispositivos com Microsoft Windows Mobile.

O Oracle ADF Mobile Client complementa o Oracle ADF Mobile Browser, um produto que permite aos desenvolvedores criar aplicações empresariais ligadas a vários navegadores móveis.

Assim como Java Server Faces (JSF), o Oracle ADF Mobile Client é baseado no paradigma de programação e oferece alta produtividade, ambiente de desenvolvimento declarativo, em que o desenvolvedor pode trabalhar com um “mix” de ferramentas de edição visual, e código em Java, para definir uma representação independente do dispositivo. Assim, uma única aplicação genérica é processada em vários tipos de dispositivos, utilizando a interface nativa para essa plataforma trabalhada.

Segundo Ted Farrell, arquiteto-chefe e vice-presidente sénior de Ferramentas eMiddleware da Oracle, “a adopção de aplicativos “mobile business” exige que os desenvolvedores Java possam criar e ampliar as aplicações móveis mais rápido do que nunca”. Ele acrescenta que “o Mobile Client Oracle ADF e o Oracle ADFMobile Browser permitem que os desenvolvedores utilizem as suas capacidades em vigor, definindo de forma eficiente a implantação de aplicativos em dispositivos móveis, além de plataformas e exigências de mobilidade dentro do ambiente corporativo. ”

Fonte: Under-Linux


Os comentários estão fechados.