Informação de Tecnologia pelo Mundo…

Downloads mais seguros com Internet Explorer 9

Download na internet é a típica tarefa que levanta dúvidas: será que o arquivo não tem vírus ou vai roubar informações? A maioria dos programas antivírus verifica o que é baixado via browser, mas sempre existe o risco de uma falha. Com o novo Internet Explorer 9, que está cheio de novos recursos especiais de segurança, o gerenciamento de downloads ganha um reforço na guarda contra os malfeitores online.

Segundo pesquisa do instituto NSS Labs Research, o IE9 foi eleito o navegador mais seguro do mercado, capaz de bloquear ou alertar contra 99% dos malwares de engenharia social, enquanto os demais navegadores não chegam a 20%.

O gerenciador de downloads do IE9 vem com “SmartScreen Application Reputation Integration” (existe nome para isso em português??), uma nova tecnologia que realiza duas tarefas importantíssimas para ajudar a impedir que programas maliciosos entrem no seu computador.

A primeira é a proteção contra malware. O gerenciador de downloads já varre os arquivos em busca de vírus e verifica se o arquivo executável vem de uma fonte confiável ao usar um serviço chamado WinTrust, que se conecta a alguns fornecedores de confiabilidade de arquivos. A segunda é a introdução do Application Reputation, nada mais que uma barra de notificações que mostra os dados de reputação de cada arquivo baixado pelo IE9, informando sobre potenciais arquivos perigosos. Para que isso? Quantas vezes você ignorou os alertas genéricos do Windows que o download poderia ser potencialmente perigoso? Aqui, se o IE9 sabe que o arquivo não oferece risco (como uma foto, por exemplo, ou um vídeo), não surgem alertas pois ele está na lista de “reputação positiva”. Se o download for perigoso, de fonte desconhecida, aí o IE9 libera um alerta: você pode apagar o programa imediatamente ou realizar algumas das ações sugeridas pelo navegador. E você escolhe se continua ou não.

Resumindo, a proteção Contra Rastreamento do IE9 ajuda a manter a sua privacidade e dá mais segurança ao deixar que você escolha que tipo de informações pessoais os sites terceiros estão autorizados a coletar. Para habilitar esta função você só precisa adicionar uma lista contra rastreamento com os domínios que serão bloqueados ou liberados pelo Internet Explorer e se aplicam a todos os sites que você abrir.

Se você usa Windows 7 ou Vista faça agora mesmo o download gratuito do IE9 em www.internetexplorer9.com.br e navegue muito mais protegido!

 

Os comentários estão fechados.