Informação de Tecnologia pelo Mundo…

Dica – Ter a conta de e-mail segura

Apesar da abundância de redes sociais, uma das principais maneira de nos mantermos em contacto é o e-mail. Até porque twitterfacebook não seriam possíveis se todos nós não tivéssemos um e-mail para registo ou envio de uma password nova, caso percamos a nossa. Mas muitas vezes as nossas contas de e-mails são comprometidas.

Muitas vezes os nossos e-mails recebem ataques de força bruta. Quer isto dizer que alguém tenta combinar e-mails com passwords ao acaso até acertar; refazem as passwords ou ainda conseguem intercetar o login.

Ora muitos de nós tem no nosso e-mail, dados de bancos, ou mesmo links, para quem usa o eBank. Outros optam mesmo por fazer do e-mail um cofre onde guardam toda a informação importante, desde passwords, a cartões, a dados importantes que fará a delícia de qualquer pessoa que consiga ter acesso à conta desse e-mail.

Há ainda os hackers que invadem as contas e-mail apenas para phishing ou para spam, importando toda a nossa lista de contacto para depois lançar ataques. Existem maneira de protegermos melhor as nossas contas de e-mail para evitar problemas. Apesar de pensarmos que isto só acontece aos outros, acreditem que existem grandes possibilidades de um dia a vossa conta de e-mail ser alvo de um ataque.

1 – A primeira dica para se proteger a si próprio é nunca utilizar o e-mail para enviar dados críticos.

2 – Certifiquem-se de que as vossas contas de e-mail têm conexões encriptadas, ou seja, que usam SSL para o Webmail e que usem também um protocolo seguro (geralmente IMAP ou POP3, seguido por SSL). Devem fazer isto quer nos dispositivos móveis como nos computadores.

3 – O uso de uma password forte é muito importante. Eu como já tive a minha conta de twitter hackeada aprendi a lição. A partir daí tenho passwords exageradamente fortes – a minha atualmente conta com 22 dígitos. Tem letras maiúsculas e minúsculas, números e carateres especiais. Como consigo controlar? Usando um Password Manager. Mas claro que não é preciso ser extremista. Uma password deve ter no mínimo 8 dígitos com letras e números.

4 – Outra dica é terem uma conta de e-mail só para se registarem em serviço on-line. Tenham uma conta de e-mail que sirva só para se registarem no Facebook, twitter e afins, e tenham outra mais pessoal, de maneira a que esta última esteja mais segura. Vários são os serviços on-line, como por exemplo os fóruns, que disponibilizam a lista de e-mails dos utilizadores de forma gratuita.

O vocês já tiveram sustos com as contas de e-mail? Ou tomam outras medidas de prevenção?

Fonte: Atulo

Os comentários estão fechados.